Candidate-se já às bolsas FLAD/NSF 2016

Notícias sobre o estado da ciência nos Estados Unidos

Candidate-se até 20 de Novembro

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) em colaboração com a National Science Foundation (NSF) anuncia a abertura de Concurso “Programa de Redes de Investigação Portugal/EUA 2016”.

Investigadores, equipas de investigação e laboratórios em Portugal estão convidados a apresentar propostas para desenvolvimento de actividades de investigação conjuntas com parceiros nos EUA. Este programa tem como objectivo promover a criação de novas parcerias, ou o desenvolvimento de parcerias já existentes, entre investigadores, equipas de investigação e laboratórios em Portugal e investigadores e instituições parceiras nos EUA que sejam bolseiros da NSF.

Apoio FLAD

A FLAD atribui até 15.000 Euros a cada candidato seleccionado de instituições portuguesas, destinados a apoiar os custos de viagens, alojamento, conferências, workshops e outros gastos associados com as parcerias de investigação.

Apoio NSF

Os parceiros norte-americanos são aconselhados a procurar apoio suplementar às suas bolsas, por parte da NSF, para cobrir despesas similares. Os bolseiros NSF devem apresentar um pedido suplementar de apoio para o programa que atribuiu as suas bolsas actuais (para mais informações consultar http://www.nsf.gov/oise). Os bolseiros da NSF devem também indicar aos seus gestores de programa que o pedido de apoio suplementar deverá ser co-financiado pela NSF Office of International Science and Engineering Session (OISE), consoante a disponibilidade de fundos. O pedido de apoio suplementar de investigação deverá incluir financiamento que garanta o envio de um estudante pertencente a uma instituição parceira nos EUA para um laboratório em Portugal, durante pelo menos um mês.

Requisitos de Candidatura:
1. Os projectos devem ser provenientes das seguintes áreas:
a. Ciência dos Materiais;
b. Nanotecnologia;
c. Tecnologia da Informação;
d. Biotecnologia;

2. Os candidatos devem estar filiados em Centros de Investigação ou Universidades em Portugal.

3. Os candidatos devem propor parcerias com instituições ou investigadores norte-americanos que tenham em curso um programa de bolsas da National Science Foundation. Informação sobre Bolseiros NSF disponível em www.nsf.gov/awardsearch/

Informações (para parceiros dos EUA):
Graham Harrison
International Science and Engineering
National Science Foundation
[email protected]

Informação (para candidatos Portugueses):
Teresa Cruz
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
[email protected]

As candidaturas deverão ser submetidas em https://si.flad.pt até às 23H59 (hora de Lisboa, Portugal) do dia 20 de Novembro de 2016.