Califórnia e Massachusetts com mais portugueses

 Copy of luso-descendeUsaNos EUA, 60 por cento das pessoas de ascendência portuguesa vive nos estados da Califórnia ou do Massachusetts. Pouco mais de 4 por cento dos imigrantes reside no Havai mas representam cerca de 4 por cento da população daquele estado.

Em Nova Jérsia e Nova Iorque o número de portugueses também é considerável embora tenha uma representação pequena, dada a forte densidade populacional destas regiões.

Há um envelhecimento da população portuguesa emigrada nos EUA reveladora da antiguidade da emigração, cerca de 30 por cento destas pessoas está reformada. Apenas 15 por cento do total se encontra na faixa de idades entre os 15 e os 35 anos, mais mulheres que homens.

A actividade profissional dos portugueses activos empregados nos EUA é a indústria transformadora (34%); construção (16%); e o comércio por grosso e a retalho, reparação de automóveis e outros bens (16%).

A Fundação Luso-Americana apoiou o Estudo sobre a Emigração Portuguesa nos EUA, do Observatório da Emigração, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Consultável aqui.