Bitcliq vence Prémio FLAD.EY BUZZ USA

O vencedor (ao centro) do FLAD.EY BUZZ USA, Pedro Manuel, da Bitcliq, ladeado pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e do presidente da FLAD, Vasco Rato, acompanhados dos candidatos que receberam menções honrosas e do administrador da FLAD e presidente do júri do prémio, Jorge Gabriel (à direita)

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a consultora EY, juntamente com o Jornal de Negócios, anunciaram dia 20 de Dezembro de 2017, no auditório da FLAD, em Lisboa, o vencedor do FLAD.EY BUZZ USA, um prémio que apoia o esforço de internacionalização de empresas portuguesas para os Estados Unidos da América. A plataforma de gestão de frotas de pesca das Caldas da Rainha, Bitcliq, recebeu das mãos do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o prémio FLAD.EY BUZZ USA, para o qual tinham sido selecionadas 15 micro, pequenas e médias empresas portuguesas de todo o País.

A Bitcliq é uma empresa portuguesa de software que aposta no desenvolvimento de soluções e sistemas de informação inteligentes. Comercializa produtos e serviços inovadores para a pesca comercial, a indústria de marisco e frutos do mar, a mobilidade urbana e o turismo patrimonial.

Com uma faturação superior a 220 mil euros em 2016, a Bitcliq tem clientes em Portugal, no Gana, nos EUA e em França, pretendendo ainda entrar no mercado tailandês. A ambição desta empresa é transformar-se numa tecnológica de referência no sector.

Vasco Rato, presidente da FLAD, sublinhou que o vencedor corresponde “plenamente ao objetivo do prémio de promover a internacionalização de empresas preferencialmente da área tecnológica, em grande evolução em Portugal”. E destacou “a comprovada experiência e a estratégia de exportação para o mercado dos Estados Unidos” da Bitcliq, que agora terá “a oportunidade acrescida de interagir  com um mercado extremamente desenvolvido e competitivo como o norte-americano”.

A Bitcliq recebe assim um programa de imersão em Silicon Valley, incluindo viagem e estada para duas pessoas durante quatro semanas. A empresa portuguesa será acompanhada pela West to West, organização que visa promover a ligação entre Portugal e a costa Oeste dos EUA. O programa de quatro semanas permitirá o acesso a uma importante rede de contactos, conhecer o ambiente característico das startups, visitar empresas de alta tecnologia e participar em reuniões estratégicas.

A vencedora foi avaliada pelo júri do prémio FLAD.EY BUZZ USA, presidido pelo administrador da FLAD, Jorge Gabriel, e composto por Sofia Tenreiro, directora-geral da CISCO; Duarte Pitta Ferraz, professor da NOVA SBE e da Nottingham Business School; Luís Manuel, administrador executivo da EDP Inovação, e António Murta, sócio e co-fundador da Pathena.

Pedro Manuel, fundador da Bitcliq, afirma que esta “é uma empresa que desenvolve soluções com tecnologias de ponta (Satélites, Big Data, AI e Blockchain), e ter a oportunidade de ir para uma aceleradora de Startups nos Estados Unidos, com o apoio da FLAD, é excelente pois irá permitir por à prova a sua visão e afinar a estratégia de crescimento internacional.” E acrescenta: “Ser a empresa vencedora do prémio FLAD.EY BUZZ USA, por decisão unânime de todos os ilustres jurados deste concurso, é um enorme reconhecimento do mérito, excelência e paixão que a nossa equipa dedica diariamente à execução da missão da BitCliq: sermos uma referência mundial na transformação digital da indústria alimentar/seafood, contribuindo para uma pesca mais sustentável e transparente.”

Mais: “Estar presente no epicentro da revolução tecnológica mundial, numa das economias mais desenvolvidas do mundo, é um privilégio e um sonho tornado realidade que irá, com toda a certeza, ampliar a nossa ambição e moldar o nosso futuro. A nossa equipa vibrou de alegria com este prémio, que fecha assim com chave de ouro o ano de 2017, um ano intenso e produtivo mas muito exigente, deixando-nos assim muito felizes e com grandes expectativas sobre o ano que aí vem.”