Apresentação do livro bilingue “Açores: guia do investidor para turismo sustentável” no dia 13 de dezembro em Ponta Delgada

Azores: an investor’s guide to sustainable tourism”“Açores: guia do investidor para turismo sustentável” é um livro com edição bilingue que será apresentado às 14h30 de 13 de dezembro na Câmara de Comércio e Indústria em Ponta Delgada. Este é um trabalho promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) em parceria com a consultora Fundo de Maneio, com o objetivo central de contribuir para o desenvolvimento do setor do Turismo na Região Autónoma dos Açores, assegurando, simultaneamente, a sua mais distintiva característica: a sustentabilidade.

O guia está especialmente estruturado para o mercado norte-americano, que representa inúmeras oportunidades para os Açores, não só na atração de turistas, mas também na mobilização de investidores, empreendedores e inovadores que possam criar valor acrescentado para o setor do turismo nas diferentes etapas da cadeia de valor. Por esse motivo, houve particular atenção à linguagem utilizada, às métricas apresentadas e à forma de apresentação da informação, culminando com uma edição bilingue preparada para esse mercado.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, procurando mobilizar investidores, comunidades e decisores para planos e projetos que possam sustentar, valorizar e melhorar toda a atividade turística. Os Açores, enquanto destino turístico, figuram entre os locais mais sustentáveis do mundo, colhendo nos últimos anos inúmeros galardões, prémios e reconhecimentos internacionais, entre os quais está a eleição como o “Melhor Destino Sustentável do Atlântico”, atribuído pela Green Destinations em 2018. A mais recente iniciativa regional passa pela intenção de certificação formal dos Açores como “Destino Sustentável” através do exigente programa do Global Sustainable Tourism Council, o que, a acontecer, será inédito ao nível de destinos arquipelágicos.

Na atual fase de crescimento e projeção turística dos Açores, existe um imenso potencial de investimento e inúmeras oportunidades de negócio, às quais se deve associar um profundo respeito pela sustentabilidade e pelas características singulares dos recursos locais. O Azores: an investor’s guide to sustainable tourism pretende, assim, demonstrar o potencial de desenvolvimento turístico da Região, identificar e caracterizar oportunidades de investimento com capacidade de criação de valor acrescentado na perspetiva de qualificação sustentável do destino, bem como contribuir para o aumento da projeção externa dos Açores como região privilegiada para um investimento inovador, informado, seguro e segundo padrões de qualidade e exigência. O documento apresenta uma descrição detalhada do setor do turismo nos Açores e dos princípios estratégicos assumidos para o seu desenvolvimento sustentável.

O trabalho está especialmente estruturado para o mercado norte-americano, que representa inúmeras oportunidades para os Açores, não só na atração de turistas, mas também na mobilização de investidores, empreendedores e inovadores que possam criar valor acrescentado para o setor do turismo nas diferentes etapas da cadeia de valor. Por esse motivo, houve particular atenção à linguagem utilizada, às métricas apresentadas e à forma de apresentação da informação, culminando com uma edição bilingue preparada para esse mercado.

De forma geral, o Azores: an investor’s guide to sustainable tourism integra informação apresentada de uma forma objetiva e concisa, procurando identificar e caracterizar fatores determinantes no processo de decisão de potenciais investidores. É um documento muito abrangente, que aborda vários temas que têm impacto direto em qualquer decisão de investimento, incluindo o atual enquadramento legal e fiscal. Pretende-se, assim, reduzir o risco envolvido em novas iniciativas a implementar nos Açores, reconhecendo que este é um destino emergente e com um imenso potencial para a conquistar a excelência no turismo sustentável.

Veja aqui o programa em PDFPrograma de Lançamento_Guia Investidor Turismo Açores_