Administrador Jorge Gabriel no evento “Faz Acontecer Talks” nos Açores

O Eng. Jorge Gabriel, Administrador Executivo da FLAD, durante a sua intervenção no evento

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) foi o patrocinador principal da 3ª Edição da Conferência “Faz Acontecer Talks – Praia 2017”, que teve lugar nos dias 27 e 28 de maio no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, Ilha Terceira, nos Açores. Organizada pelo empreendedor André Leonardo, contou com dez oradores de renome nacional e internacional. Jorge Gabriel, Administrador Executivo da FLAD, esteve presente no evento.

A propósito desta iniciativa e do apoio da Fundação, Jorge Gabriel adianta que, “tendo como missão o apoio a projectos inovadores e de desenvolvimento da sociedade portuguesa e sendo um dos seus eixos principais de actuação o Programa de Desenvolvimento para os Açores, a FLAD considera que este tipo de iniciativas são muito importantes para alavancar o empreendedorismo na região, tendo em conta o seu potencial.” Mais: “Fomentar o espírito empreendedor é fundamental, mas estas ações não deverão ficar por aqui, uma vez que é importante que exista uma continuidade desta conferência, nomeadamente o desenvolvimento de ideias de negócio.”

A conferência apresentou três painéis intitulados de “Atitude”, “Empreendedorismo” e “Reflexão”. Mafalda Ribeiro, presente pela primeira vez nos Açores, abriu o primeiro painel, contando como é sorrir sobre rodas: “A vida é um caminho cujo progresso depende de alguém que está ao nosso lado!”. De seguida, o navegador Genuíno Madruga descreveu algumas das inspiradoras histórias das duas solitárias voltas ao mundo a bordo dos seus barcos à vela. Já o Chef Joe Best, encerrou este primeiro painel, falando sobre os vários desafios pelos quais foi passando durante a sua vida profissional.

No painel de “Empreendedorismo”, quatro oradores e empreendedores – João Benedito, Fernanda Freitas, Pedro Miguel Dias e Fernando Alvim – relataram as suas histórias de sucesso empresarial e os seus atribulados percursos profissionais. João Benedito abriu este painel, partilhando a sua história enquanto atleta de alta competição e como atual gestor de sucesso de duas empresas. Fernanda Freitas contou como se tornou jornalista, mãe e empreendedora, enquanto Pedro Miguel Dias, da Piranha Tattoo Studios, revelou como, a partir de Viseu, fez acontecer e erigiu um dos colossos mundiais no mercado das tatuagens. Por fim, Fernando Alvim, explicou como gere a carreira de apresentador e os múltiplos projetos, finalizando com um conjunto de ideias para a ilha, “para que possa passar de Terceira a Primeira”.

“Reflexão”, o último painel, iniciou-se com a palestra do autor bestseller brasileiro, Marcos Piangers, que partilhou a sua própria história, que deu origem ao livro “Papai é Top”. Já Ana Cardoso apresentou “A mamãe rock” e a evolução que a sociedade está a assistir no que toca à igualdade de género. Das águas agitadas da África do Sul, surgiu o conhecido “Tubarão” Tim Vieira, que encerrou esta conferência, apresentando a sua visão sobre a evolução do nosso país.

André Leonardo diz que “Faz Acontecer Talks – Praia 2017” foi “um evento incrível, os bilhetes esgotaram com dois meses de antecedência os oradores foram fantásticos, acho que melhor que isto seria impossível”. A conferência foi promovida por André Leonardo, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e com a incubadora de empresas PraiaLinks, contando com o alto patrocínio da FLAD. O Governo Regional dos Açores foi também parceiro oficial.